Evangelho do dia - Mt 7,7-12 - Reflexão do Pe. José Erinaldo



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

Reflexão:

9º dia do nosso retiro quaresmal.

1. Jesus mostra o quanto o Senhor está voltado para o bem salvífico dos Seus filhos. Por trás de suas palavras, encontra-se um Deus apaixonado, que não quer a morte do pecador, mas que este viva e se converta. Com um amor maior do que o materno, Deus cuida dos que DELE se aproximam. Certamente, o Senhor sabe das necessidades de todos, mas espera o gesto humilde de quem precisa, a fim de que eles, reconhecendo-se limitados, reconheçam que somente em Deus se encontra a plenitude do homem. A insistência na petição não significa surdez em Deus, mas o esforço humano, a luta amorosa e confiante do homem que também deve ser voltado para Deus com a mente e o coração.

2. Deus não dará nada que conduza Seus filhos ao mal. Ele é a bondade, o Bem Supremo; Sua natureza é o AMOR. Portanto só amor é o que tem para dar, isto é, tudo aquilo que somente salva, plenifica e eleva o homem. Por natureza, Deus age como Verdade, Amor e Vida, concedendo ao que lhe suplica alguma coisa, tudo o que se relaciona ao amor, à verdade e à vida. O ser amor de Deus pode ser vislumbrado em quem ama, nas relações de pais e filhos, quando, até mesmo sendo "maus", tais pais sabem fazer o bem aos seus filhos. Na verdade, toda a criação de Deus revela o amor do seu Criador, mesmo sendo limitada em seu ser criatural.

3. O homem tem necessidade do bem, foi feito pelo Bem Supremo, existe NELE e vive para Ele. Em cada um existe as marcas do Eterno. O homem, por mais distante que se encontre de Deus, sente "saudade" do Seu amor. Nos momentos de carências, esse homem sente vontade de ser amado, valorizado, respeitado; ele tem sede de Deus. Pois bem, o que ele deseja deve lutar para fazer aos demais, pois o outro tem também as mesmas necessidades. De fato, todos somos necessitados do que Deus é: Amor, Verdade e Vida. Que cada um possa fazer ao outro tudo aquilo de que necessita diante do seu Senhor. Dessa forma, somente o bem será o horizonte de toda a humanidade. Nesse caso, cada discípulo é responsável por essa consciência da bondade de Deus, a fim de que ela seja espalhada por todo o mundo.

Um forte e carinhoso abraço.
Padre José Erinaldo
Padre José Erinaldo Ferreira de Lima 
Pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Mangabeira, Zona Norte do Recife. Natural de Canhotinho, Pernambuco

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.