Ofício das Trevas: Você conhece?


Foto: Ahmad Jarrah 

Embora o nome nos leve a achar que é algo misterioso, avernal, sombrio, não tem nada de assustador. Ofício das Trevas faz parte da Liturgia das Horas, rito de oração constante realizado em diferentes momentos do dia por cristãos católicos leigos e consagrados. 

O Ofício das Trevas tradicionalmente rezado na Semana Santa, pode ser rezado também em outros períodos do ano, por se tratar de um ofício que faz parte da Liturgia das Horas, podendo ser rezado por qualquer pessoa e de forma individual.  

É a representação do domínio momentâneo das trevas sob o mundo quando Jesus Cristo morre crucificado dando Sua vida por nós. Por esse motivo o Ofício é comumente rezado na Sexta-feira da Paixão, mas em algumas localidades é rezado na Quarta-feira Santa, à noite, ou no Sábado Santo, pela manhã. 

O Ofício é realizado com a igreja fechada, janelas cobertas e luzes apagadas para simbolizar a escuridão. Ficam-se acesas quinze velas em um castiçal no formato triangular que vai sendo apagado durante a celebração. Cada vela apagada representa os discípulos que foram abandonando Jesus durante a sua caminhada até o calvário. 

Foto: Marcelo Mariano / Reprodução: Instagram

Resta-se uma única vela acesa, que é retirada e a escuridão toma conta do ambiente mostrando a como a terra ficou quando Jesus morreu. A vela acesa retorna logo em seguida, remetendo-nos assim a ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo, a luz que não se apaga. O Ofício é encerrado com o fechamento do livro com estrondo.
 

O Ofício das Trevas é um rito belíssimo, o qual todos os cristãos católicos deveriam ter a oportunidade de participar e reviver toda essa história que só o verdadeiro Cristo pôde nos proporcionar. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.