Evangelho do dia - Lc 11,29-32 - Reflexão do Pe. José Erinaldo


Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 

31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Reflexão:


Memória de São Casimiro.

1. "Esta geração é uma geração má". Poderíamos nos perguntar por que é má esta geração. Talvez alguns começassem a responder pelo que presenciam no dia-a-dia, como violência, discórdia, divisões, apegos desordenados, vícios, desvalorição do outro, desrespeito à dignidade das pessoas, terrorismo, tortura, exploração das pessoas, indiferença etc. Talvez possamos avançar mais profundamente, vendo as causas, como por exemplo: o próprio pecado, destruidor dos nossos sonhos e do enfraquecimento do desejo de Deus em nós; a nossa indiferença à vontade de Deus, à sua Palavra, ao seu apelo de conversão; a nossa persistência no erro e nos nossos vícios; o nosso apego ao nosso "mundinho", ao nosso "universo pessoal", às nossas vaidades; o medo de nos lançarmos verdadeiramente em Deus. Esta geração é má porque REJEITA DEUS LITERALMENTE. Seus olhos não conseguem mais ver as maravilhas do Senhor, já não conseguem sentir mais o seu apelo de salvação, não têm mais encanto para com as coisas do alto. E pedem sinais. Para quê? Por quê?

2. Jesus mesmo é o sinal; é Deus conosco; é o Reino de Deus presente entre nós; traz por meio de Si a nossa salvação. Ele mesmo é o nosso "Caminho, Verdade e Vida". Em Si, está o juízo definitivo para todos os seres humanos, fora dele não há salvação. Ele é maior que qualquer outro profeta (maior que Jonas) e mais sábio do que todos os sábios (maior que Salomão), pois todos existiram em função dele, para ele, como promessas apontadas na direção dele, que é a plenitude da Lei e dos profetas. Não se pode alcançar plenitude por outro caminho. Na verdade, nem existe plenitude para quem não escolhe o Filho de Deus. Nós fomos criados para a comunhão com Deus e essa só pode acontecer por meio de Jesus Cristo, que nos dá o seu Espírito Santo, o qual nos configura a Cristo para a glória de Deus Pai.

3. Por meio de Jesus Cristo, somos chamados à conversão. Precisamos descobrir em Cristo o verdadeiro sinal do Pai. O Verbo se fez carne (mistério do esvaziamento de Deus), assumiu-nos, carregou sobre si nossos pecados, morreu por nós (ponto forte do esvaziamento) e, por nós, ressuscitou. Quer dizer: toda sua vida foi entrega de Si mesmo por nós, todo para o Pai e para nós, amando-nos de modo total, querendo somente o bem maior para nossa existência: a nossa salvação. De que outro sinal necessitamos? Por que somos tão cegos e tão ingratos? Por que somos tão indiferentes às coisas de Deus e tão abertos às do mundo e do demônio? Por quê?

Um forte e carinhoso abraço.

Padre José Erinaldo

Padre José Erinaldo Ferreira de Lima 

Pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Mangabeira, Zona Norte do Recife. Natural de Canhotinho, Pernambuco.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.