Arquidiocese celebra abertura do Ano Eucarístico no Recife

Foto: Anna Beatriz / Pascom AOR 
O arcebispo metropolitano da arquidiocese de Olinda e Recife, celebrou junto com o cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, a solenidade de abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano, na noite desta terça (3), no Santuário de Fátima, área central do Recife. A abertura faz parte dos preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em novembro do próximo ano em Recife e cidades vizinhas. Bispos e arcebispos das 21 dioceses e arquidiocese que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB (inclui as províncias eclesiais de AL, PE, RN e PB) estiveram presentes no evento que reuniu cerca de mil pessoas no santuário. O Ano Eucarístico Arquidiocesano compreende o período de 03/09/2019 a 03/09/2020. 

Sanfoneiros interpretaram Ave Maria sertaneja, de Luiz Gonzaga.


A programação da abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano iniciou com um momento cultural em que sanfoneiros de várias regiões do Nordeste interpretaram a canção Ave Maria Sertaneja, de Luiz Gonzaga. Em seguida, o público se encantou com a declamação do Cordel Eucaristia na mesa do altar, pão na mesa dos irmãos, declamado pela própria autora, a irmã Izabel Belarmino (foto), da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Glória.  

Dom Fernando Saburido
Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, proferiu as palavras na abertura da celebração. O metropolita destacou que um dos desafios a serem vivenciados no decorrer do Ano Eucarístico Arquidiocesano é fazer com que o tema do Congresso – “Pão em todas as mesas” – se traduza em solidariedade e ajude as igrejas a retomar a Eucaristia como fonte da verdadeira partilha do pão. Dom Fernando fez uma comparação, ainda, desejando que o Ano Eucarístico Arquidiocesano auxilie esta Igreja Particular a retomar a mística da comunidade do 4° evangelho que revelou a dimensão eucarística do lava-pés, da multiplicação dos pães no deserto. “Que façamos desta comunhão um sacramento verdadeiro e eficaz de partilha”, concluiu.

Cardeal Sérgio da Rocha
O cardeal dom Sérgio da Rocha presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, cardeal dom Sérgio da
Rocha refletiu sobre a compaixão, lembrando que é preciso vivenciar os mesmos gestos de Jesus: na igreja, partilhando a Eucaristia, e fora dela, cumprindo o ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’. O cardeal comentou também a riqueza do Hino do Congresso, citando parte do refrão “o Pão em todas as mesas, a Comunhão manifesta”. Segundo dom Sérgio, no milagre dos pães e dos peixes, Jesus contou com seus discípulos para que o alimento fosse partilhado com os famintos da multidão, ensinando-nos que também nós devemos trabalhar para que todos sejam saciados.

No término da celebração Eucarística, o secretário-geral do Congresso Eucarístico Nacional, monsenhor José Albérico Bezerra apresentou algumas sugestões para viver intensamente o Ano Eucarístico. Considerando que a Arquidiocese de Olinda e Recife assume a realização do CEN2020 em comunhão com as demais dioceses do Regional NE 2 CNBB, sugere que a partir de 12/11/2019, seja estudado o Texto-Base, que sejam promovidos círculos bíblicos eucarísticos, semanas eucarísticas e a hora santa eucarística nas paróquias e demais igrejas particulares, para expressar a unidade em torno da Eucaristia. O secretário anunciou ainda que será concedida a Bênção Apostólica com indulgência plenária, presidida pelo Arcebispo, em 2020, em três ocasiões: na Solenidade de Santo Antônio (13/09); na Solenidade do Santíssimo Salvador do Mundo, titular da Sé  de Olinda (06/08) e na celebração Eucarística de encerramento do Ano Eucarístico (03/09).

Também foi divulgada a abertura das inscrições para os voluntários do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020), disponível para os agentes ligados às paróquias e movimentos da Arquidiocese sede do evento. O  processo seletivo acontece através do site cen2020.com.br e segue até o dia 12 de novembro de 2019, data do lançamento do Texto Base do Congresso 2020.  

Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de S. Juliano Eymart, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese Primaz do Brasil, em Salvador, na Bahia, no ano de 1933, e o Recife sediou o III Congresso Eucarístico, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi: “A Eucaristia e a vida cristã”. Para a realização do III CEN foi construído o parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o evento deixou como legado a Igreja Coração Eucarístico de Jesus, atual Matriz  do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Imagem do III CEN em Recife, no ano de 1939, no local onde hoje é o Parque Treze de Maio.
O XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020) acontece entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020, com sede na cidade do Recife, além de Olinda e São Lourenço da Mata, na região metropolitana da capital pernambucana, com o tema: Pão em todas as mesas”, e o lema:“ Repartiam o  Pão com alegria e não havia necessitados entre eles.” A realização do CEN 2020 acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.