Evangelho de hoje - 15 de março de 2019 - (Mt 5, 20-26) - “Deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão”

Foto: Diocese de Blumenau-SC

Evangelho (Mt 5,20-26)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.


25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

A morte de Jesus nos faz valorizar a vida e levar às últimas consequências o mandamento que nos manda “não matar”. Não matar significa respeitar a vida em todas as suas etapas, do início ao fim, tanto a própria quanto a alheia. 

A sociedade humana conhece muitas maneiras de matar, com as mãos, com as armas, com a língua. E sabe também por experiência que a violência gera violência, num mecanismo sem fim de repetição. Algo novo precisa ser introduzido no relacionamento violento entre os seres humanos. 

É preciso introduzir a reconciliação. Para que ela seja real e efetiva, Jesus ensina que nós mesmos devemos tomar a iniciativa da reconciliação. Quando for rezar, verifique se alguém tem alguma queixa contra você e tome logo a iniciativa da reconciliação.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.