1º Domingo da Quaresma - Evangelho de hoje - 10 de março de 2019 (Lc 4,1-13)

Evangelho (Lc 4,1-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Foto: Reprodução / Internet
Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”.

5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.

8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.

9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.

12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. 13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão: 

Jesus, enfraquecido, sabia que sua força vinha do Senhor e por isso venceu a tentação. Era homem, como nós, sua capacidade física era limitada, por provar da fragilidade humana e foi justamente por isso que o Diabo O tentou. A fome, a sede, o cansaço, a solidão recaíam em Jesus e o demônio sabia disso. 

Mesmo com toda a fragilidade humana que empunhavam tantas necessidades naquele deserto, Jesus conseguiu vencer a todas as investidas do demônio, pois sua maior fonte de alimento é o Céu. Sua perfeita intimidade com o Pai lhe dava coragem e força para vencer os dias do deserto. 

Que lições podemos podemos tirar do Evangelho de hoje?

Somos humanos frágeis e imperfeitos e constantemente nossas necessidades gritam dentro de nós. A fome, a sede, o cansaço, a solidão... Tudo isso, muitas vezes recai sobre nós, como recaiu sobre o homem Jesus. Quantas vezes somos tentados a nos deixar levar pela gula e queremos primeiro saciar nossa fome física em detrimento da espiritual. Tantos momentos, deixamos de fazer o jejum para comer aquela comida favorita. A finalidade da tentação é a de nos desviar da intimidade e sintonia com os propósitos de Deus, nos tirar do caminho que nos leva à santidade. 

Também somos tentados todos os dias pelo desejo de ser notado, de poder, de ser celebrado. A vaidade nos persegue, o ego nos consome e o demônio sabe que facilmente cedemos às nossas fraquezas. São pelas tentações que o diabo tenta nos derrotar. 

No entanto, um cristão que sabe que é preciso buscar primeiro o Reino de Deus e sua Justiça (Mc 6, 36) e que não só de pão vive o homem (Lc 4, 4), mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus (Mt 4, 4). Se permanecermos em constante vigilância e oração, nada nos vencerá. Pois nada jamais derruba quem Deus levanta pela oração, ninguém vence quem o Senhor faz vitorioso. No entanto, tenha certeza, um cristão que não reza, cai. 

Somos sustentados pelo Espírito, pela Palavra e pela comunhão. Não basta ir à missa, é preciso ter intimidade com o Senhor. As coisas não caem do Céu, mas a nossa força vem de lá, para superarmos tudo aquilo que nos inclina a pecar e se distanciar do caminho que nos leva a ser santos.

Que neste dia, possamos aprender com Jesus que tudo pode ser mudado e vencido pela força da oração, pois o Espírito é o que vivifica, a carne em nada se aproveita (Jo 6, 63). Continuemos na luta, em Cristo somos mais que vencedores (Rm 8, 37). Peça, neste dia, a graça de vencer as tentações e fortalecer a fé, o Senhor está pronto a derramar Seu Espírito em você. Coragem, guerreiro! O Senhor é contigo.

Seu servo, Paulo Brito.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.