Quaresma: “Tem gente que não come chocolate, mas fala mal da vida dos outros”, diz padre
![]() |
Foto: Philippe Lissac | GoDong |
É comum, durante esse tempo quaresmal, católicos se privarem de coisas, como carne vermelha, chocolate, e em alguns casos, até mesmo muita interação com as pessoas ao seu redor, como forma de mortificação e reparação dos pecados, fortalecendo o espírito e focando no que realmente importa. No entanto, o padre Reginaldo Padilha, que vive em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, em entrevista ao portal G1, disse que tão importante quanto abrir mão de algumas coisas em nossa rotina diária é ter um propósito e uma experiência de mudança no coração.
Segundo ele, existem muitas pessoas que abrem mão do chocolate durante a Quaresma, mas continuam falando mal da vida dos outros, ou se privam das bebidas, mas continuam sendo preconceituosas e autoritárias. O padre diz ainda que "essas atitudes são muito reais e presentes em nossa sociedade, e que podemos usar a Quaresma como uma oportunidade de nos transformarmos através de nossas experiências e talentos".
Quantas vezes decidimos abrir mão de coisas externas para nos tornarmos pessoas melhores, mas mantemos em nosso interior pensamentos e sentimentos negativos? De nada adianta cortarmos algumas comidas ou bebidas de nosso cardápio, se nosso coração continua poluído por inveja, egoísmo e maldade. A principal mudança que nos leva a uma vida melhor e mais feliz é a interior. É essa mudança que nos transforma de verdade, guia-nos à verdadeira sabedoria e nos torna pessoas mais empáticas e bondosas, que tratam aqueles ao nosso redor como Deus trata todos nós, com amor infinito e incondicional. Portanto, faça da Quaresma um período de mudança da sua vida, mas não se esqueça de continuar aplicando esses comportamentos depois que ela acabar, porque é isso que causará a verdadeira transformação interior que você busca. - Pe. Reginaldo Padilha - Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Campo Grande-MS.
Esta é uma importante reflexão para todos nós católicos. Que nesta Quaresma, a nossa abstinência seja um propósito de vida, buscando crescer cada dia mais na vida com Deus, almejando a santidade.
Nenhum comentário: