Procissão do Encerro percorre ruas do Centro do Recife

Esta é a celebração quaresmal mais antiga do Brasil que já dura 365 anos. Cortejo sai da Igreja Madre de Deus e vai até a Basílica de Nossa Senhora do Carmo. 

Fieis católicos se reúnem, nesta quinta-feira (4), para celebrar a 365ª Procissão do Encerro no Recife. O encontro acontece às 15h, na Igreja da Madre de Deus, na área central da capital, e tem início com a celebração da Santa Missa. A procissão, prevista pras 16h, percorre as ruas do Centro até a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio.
Procissão do Encerro
Procissão do Encerro. Foto: Gustavo Glória / Folha de Pernambuco
A procissão sai da Igreja Madre de Deus e segue pela Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Nova, Praça Joaquim Nabuco, Rua Frei Caneca, Rua João Souto Maior e Pátio do Carmo.

A celebração é um momento para refletir os passos que Jesus deu até chegar no calvário, onde foi crucificado, relembrando o Horto das Oliveiras, a prisão, a coluna da flagelação, a coroação de espinhos, a sentença, o encontro com Nossa Senhora e o Calvário.

Durante o cortejo, os fieis carregam a imagem de Jesus coberta por um tecido roxo, cor que, na quaresma, representa o tempo de penitência.

PROCISSÃO DOS PASSOS

Nesta sexta (5), será a vez da procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, organizado pela Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos do Recife. A celebração da Santa Missa acontece às 15h, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, e a saída da procissão está prevista para as 16h.
Procissão dos Passos. Foto: Pascom AOR
O cortejo vai sair do Pátio do Carmo e percorrer a Avenida Dantas Barreto, Pátio de São Pedro, Rua do Fogo, Pátio do Livrameto, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Liberdade), Rua 1º de Março, Rua do Imperador, Ponte Buarque de Macedo e Igreja Madre de Deus.

O cortejo relembra os sete passos de Jesus até chegar à cruz no Calvário, um momento de profunda reflexão e penitência para os católicos. 

TRADIÇÃO TRICENTENÁRIA

Essas celebrações da Quaresma, realizadas no Recife, são as mais antigas do Brasil. Já são 365 anos de fé e tradição nas ruas do centro da capital.

Durante as duas procissões, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanharão o cortejo. Os bloqueios serão temporários e itinerantes, apenas nos locais por onde os fieis estiverem passando.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.