Presidente da França diz que reconstruirá a Catedral de Notre Dame

O presidente francês, Emmanuel Macron, discursa em frente à catedral de Notre Dame após incêndio Foto: PHILIPPE WOJAZER / AFP
Em pronunciamento, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou, na noite desta segunda-feira (15), que a Catedral Notre Dame, atingida por um vasto incêndio, será reconstruída.
“Nós reconstruiremos esta catedral juntos”, afirmou o mandatário francês, visivelmente emocionado, em frente a igreja em chamas. “É o que os franceses esperam, o que nossa história merece”, acrescentou Macron, ressaltando que, a partir de amanhã (16), será iniciada uma arrecadação nacional e internacional para arrecadar fundos para a reconstrução da catedral.
Durante seu breve discurso, o chefe de Estado prestou uma homenagem aos “500 bombeiros que lutam contra o fogo há horas e continuarão” para conter as chamas. “O pior foi evitado, mas a batalha não está completamente vencida. Graças à coragem dos bombeiros, a fachada e as estruturas não entraram em colapso”.
Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado às extensas reformas para renovação do edifício. A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.

Missão para salvar acervo

Segundo Emmanuel Grégoire, vice-prefeito de Paris, uma missão especial foi iniciada para tentar salvar as obras de arte no local. O reitor da catedral de Notre-Dame de Paris, Patrick Chauvet, confirmou mais tarde que o fragmento da coroa de espinhos com a qual Jesus Cristo teria sido coroado e a túnica de Saint-Louis estão a salvo.  Dentro da igreja, há um acervo de importância artística inestimável, incluindo um órgão do século XVII ainda em funcionamento. Há também pinturas e gravuras que relatam a História da catedral e da cidade de Paris.

Dezesseis estátuas de bronze haviam sido removidas na semana passada por conta das reformas do edifício que estão em curso.


Fonte: Le Monde

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.