Evangelho de hoje - 23 de abril de 2019 - (Jo 20, 11-18) - "‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito”


Evangelho (Jo 20,11-18) - Terça-feira da Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Reflexão:

Experimentemos a presença do Ressuscitado no meio de nós

 “Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito” (João 20,18).


Maria chorava muito, porque Jesus era o Senhor da sua vida, Ele transformou a sua vida, Ele deu sentido para sua existência. Quando O mataram na cruz, levaram também a vida de Maria, porque a vida dela era o Senhor, por isso ela ia ao túmulo para cuidar do corpo d’Ele, pois no corpo d’Ele estava a razão de ela viver.

Quando ela chega ao túmulo e não O encontra, leva um susto! Os anjos perguntam: “Mulher, por que choras?”. Maria estava tão atônita, que imaginou que fosse o jardineiro: “Foste tu que levastes o meu Senhor? Diga-me onde O colocaste, para que eu possa buscá-Lo”. É o amor, a delicadeza e a ternura de um coração que foi transformado pela presença do Senhor.

Quando ela, de fato, viu que não era o jardineiro, mas era Jesus, imagine a alegria do coração dela! Imagine quanto o coração dela se envolveu de amor, o quanto o coração dela explodiu de emoção! Quando Jesus disse: “Não me retenhas, porque a hora de subir ainda não chegou, Maria, mas é preciso anunciar, dizer aos outros que eu estou vivo, é preciso anunciar aos corações que se dirijam à Galileia, para que eles também experimentem o Ressuscitado”.

Aquela que viu o Senhor é a mesma que vai anunciá-Lo para os outros. Precisamos ver o Senhor vivo e ressuscitado em tantos sinais da nossa vida. Ele está vivo na Eucaristia e na Palavra, Ele está vivo quando nos amamos, Ele está vivo no nosso processo de conversão e transformação. O Senhor está vivo em todas as famílias que são renovadas pelo Seu amor, pelos jovens que deixam os vícios e os males deste mundo para segui-Lo.

Precisamos ver o Senhor vivo e ressuscitado em tantos sinais da nossa vida

Em cada situação, experimentamos a presença do Ressuscitado no meio de nós. Então, não basta O contemplarmos, não basta O vermos agindo, é preciso anunciar, é preciso proclamar aquilo que estamos vendo e testemunhando.

O mundo precisa saber que Jesus está vivo com todas as provas e evidências confirmadas de experiências que fazemos com Ele. Precisamos proclamar em alto e bom tom que Ele está vivo, porque as pessoas estão morrendo, porque o mundo está matando muitas pessoas e elas estão perdendo a esperança e o sentido de viver. Não podemos deixar isso acontecer, precisamos levar Aquele que dá a vida e dá sentido a ela.

Aquele que transformou Madalena, aquele que se transformou no Mestre dela, Ele é o nosso Mestre, é a razão da nossa vida. Se, por algum motivo, nossa vida está sem razão de viver, encontremo-nos com o Ressuscitado, Ele há de nos dar todas as razões para vivermos e levarmos a vida aos outros.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo 
Canção Nova

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.