Evangelho de hoje - 10 de abril de 2019 - (Jo 8,31-42) - "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”


Imagem relacionada

Evangelho (Jo 8,31-42) - 5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”

34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.

39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.

Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão: 

Jesus é a única verdade que liberta a nossa vida


 “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”(João 8,31-32).
Permanecer em Jesus é permanecer na Sua Palavra, ouvindo, guardando e praticando a Palavra de Jesus. Um bom discípulo é aquele que escuta seu Mestre; um bom filho é aquele que escuta seus pais; um bom paciente é aquele que escuta o seu médico. O bom médico, o bom pai, aquele que, de verdade, nos conduz para a salvação é Jesus.

Deixemo-nos ser guiados por Jesus ouvindo Sua Palavra, permanecendo n’Ele, porque podemos ficar um tempo com Ele, ouvindo-O de vez em quando, mas isso não nos salva. O que nos salva é permanecermos n’Ele sem sair d’Ele, permanecermos na Palavra d’Ele sem a abandonar.
Precisamos ouvir a Palavra de Jesus mesmo quando não estamos com ela na mão. Em todas as circunstâncias que vivemos nesta vida, o quanto precisamos dar atenção à Palavra de Jesus, porque é palavra que salva, liberta e nos dá sabedoria.

Se permanecermos na Palavra, seremos, de verdade, discípulos de Jesus. Se não permanecermos na Palavra, seremos maus discípulos ou nem seremos Seus discípulos. Permanecendo n’Ele, conhecemos a verdade. O que é a verdade? Não é a verdade que achamos que é verdade nem a verdade que os outros nos ensinam.

É Jesus que, verdadeiramente, nos salva e nos liberta

Existe uma única verdade: a que vem de Deus, que ilumina e liberta, a verdade que nos arranca da escuridão do mal e nos coloca na presença do verdadeiro bem, que é Deus. Deixemo-nos ser libertos e salvos por Jesus, libertos no verdadeiro e bom sentido da libertação, não mais na escravidão de nada nem de ninguém, nem de coisa nem de situação nenhuma.

Que beleza esse tempo da graça que se chama Quaresma! Fico olhando para todos nós, que nos propusemos a viver penitências, renúncias e mortificações… Que tudo isso seja proclamação da nossa liberdade! Se fizermos todas as coisas, mas não ouvirmos Jesus, não seremos libertos. Voltaremos até a comer mais do que comíamos, a fazer mais mal do que fazíamos, porque só quem nos liberta do mal é Jesus.

Que a Palavra d’Ele permaneça em nós e nós permaneçamos n’Ele, porque é Jesus quem, verdadeiramente, nos salva e liberta.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Canção Nova

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.