Evangelho de hoje - 02 de abril de 2019 - (Jo 5,1-16) - “Levanta-te, pega tua cama e anda”


Evangelho (Jo 5,1-16) - 4ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.

6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.

Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda?’” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.

14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

“Ai se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos”. (Jo 5,5)

Aquele homem estava doente há muito tempo, e ,com certeza, boa arte desses anos ele passou à beira daquela piscina, esperando pela oportunidade de ser curado. E Jesus, que conhece todas as coisas, vê aquele homem e se aproxima.
Jesus pergunta se ele quer ser curado, mas repare em sua resposta: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Parece que esse homem não entendeu a pergunta de Jesus, não é mesmo? Jesus foi bem claro na sua pergunta: “Queres ficar curado?”, mas parece que mesmo assim ele não entendeu.
A grande doença daquele homem não era a limitação física que o impedia de andar, claro que ela existia, mas não era o principal. A sua maior limitação foi a que ele mesmo se impôs: “não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada”. Ele estava diante de Deus, de onde provem toda a cura e ficou parado na barreira que ele mesmo tinha criado.
Volta novamente para a sua vida.. Qual a barreira que você criou e te impede de ser curado? Em que ponto de sua história você se deixou paralisar, se cegar? Qual é hoje a seu lamuriamento? Aquele homem reclamava que não tinha ninguém para o colocar na piscina, e nós do que ficamos reclamando? “Ah mas eu fui traído!”, “Minha história foi muito sofrida…”, “Não consigo mudar diante de tudo o que eu já vivi!”. Qual é hoje a sua reclamação?
Mas eu tenho que te dizer: Jesus tem a solução!! Você pode estar se perguntando “Então Ele vai apagar tudo o que eu já vivi e estarei curado?” A resposta é NÃO! Veja a resposta de Jesus àquele homem: “Levanta-te, pega a tua cama e anda” e a palavra nos diz que o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ao se levantar, sair de si mesmo, das limitações que tinha criado e acreditar naquilo que Jesus o ordenou ele ficou curado. É preciso ter a atitude, deixar essas barreiras e o principal, crer em Deus.
Note, porém, que Jesus o manda pegar a cama, mas para que ele precisava da cama se já estava curado? Afinal era onde ele esperava a cura à beira da piscina e agora ele já estava curado. Levar a sua cama significa carregar e aceitar a sua história. Jesus não vai vir com uma borracha e apagar tudo o que você viveu, pelo contrário, isso faz parte da sua história de salvação pessoal e é com tudo isso que Deus te ama. Ele quer que você tenha uma relação sadia com o seu passado, vendo que essas barreiras não são nada, pois Deus sempre esteve contigo!
Então Levanta-te, pega a tua cama e anda!
Felipe Rosa 
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.