Evangelho de hoje - 6 de março de 2019 (Mt 6,1-6.16-18)

Foto: Reprodução / Internet

Anúncio do Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Que este Tempo Quaresmal abra as portas do nosso coração, para que nela a graça de Deus possa entrar. E, com toda a intensidade da nossa alma, nos voltemos para o Senhor, porque Ele quer nos conduzir neste tempo de graça. Uma boa Quaresma para todos nós!
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Que este Tempo Quaresmal abra as portas do nosso coração, para que nela a graça do Senhor

“Agora, diz o Senhor, voltai para Mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia” (Joel 2, 12-13)

Começamos, hoje, com a Quarta-Feira de Cinzas, o tempo da graça, o Tempo Quaresmal. E a Palavra de Deus nos faz um convite muito explícito, nos convida a voltarmos para o Senhor, nosso Deus. E, nos voltarmos para o Senhor, é nos voltarmos inteiros para Ele. Podemos até dizer: “Eu nunca me afastei do Senhor”, mas não está inteiro n’Ele, não está mergulhado n’Ele.

Agora é o tempo favorável, agora é o tempo da graça. É a hora e o tempo de Deus realizar, em nosso coração, a conversão de que tanto precisamos. Seja do pecador que está longe, distante; seja de quem se sente menos pecador e um pouco mais santo; sempre existem reparos a serem feitos em nossa vida e em nossa espiritualidade.

“Rasgai o vosso coração”

Primeiro, aquilo que orienta a Palavra: “Rasgai o vosso coração, e não as vestes”. O povo, muitas vezes, rasgam as vestes, andam até sem elas, como andaram nesses dias todos de carnaval. Mas o importante não é isso, o importante é o coração aberto, rasgado, dilacerado, para que, ali, a graça de Deus possa acontecer.

“Voltai-vos para mim, com jejuns e lágrimas”, tanto uma coisa quanto a outra são importantes. As lágrimas do arrependimento, alguém já disse que não sejam “lágrimas de crocodilo” mas que sejam lágrimas de sinceridade, de contrição, de tomada de consciência.

Por isso, esse tempo da graça precisa ser vivido na intensidade do significado que tem para a nossa conversão. Não podemos abrir mão da penitência, ou seja, reparar os males da vida para compreendermos a direção à qual a nossa vida pode vir a andar.

Pe. Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.