Evangelho de hoje - 25 de março de 2019 - (Lc 1, 26-38) - “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”


Foto: Reprodução / Youtube

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão: 


Neste dia 25 de março estamos a exatos nove meses para o nascimento de Jesus, no Natal. Simbolicamente, a igreja vive a gestação de Maria, a partir de hoje. Lucas, descreve de forma tão bela a concepção de Jesus na Anunciação de Maria, quando o Arcanjo Gabriel traz a boa nova aos ouvidos da Mãe.

O anjo começa com a saudação "Alegra-te", mostrando que a presença do Senhor traz alegria aos corações, sobretudo os mais tristes e empobrecidos. Em seguida, o anjo confirma a plenitude da graça de Maria ao chamá-la de "cheia de graça". Percebemos aí que Maria, não é uma figura qualquer na bíblia. Num estudo mais profundo, veremos que ela é, a certo modo, citada desde o antigo testamento. Cristo viu a criação do mundo, todas as coisas foram feitas para Ele. Nessa ótica, podemos concluir que Maria foi, desde sempre, escolhida para a missão de ser mãe do Salvador.

Por fim, Gabriel tranquiliza o coração da jovem quando diz que "O Senhor está contigo". Uma amostra clara de que o Criador não abandona seus escolhidos. Esta é a primeira coisa que Deus nos mostra quando nos chama à missão, que está conosco e não nos abandonará. Desta forma, nosso "sim" é confiante e cheio de coragem, mesmo não sabendo o que virá, confiamos naquele que nos chama e envia.

O "Sim" de Maria deu início ao plano de salvação para a humanidade pelos méritos de Cristo. Por uma mulher o pecado entrou no mundo e agora, por uma mulher, entra a salvação. Por isso, Maria é chamada de "Nova Eva" e Cristo, o "Novo Adão", pois através deles, a 'nova humanidade' surge, a raça santa, os eleitos, os batizados, a igreja. O "Fiat" dito por Nossa Senhora, nos motiva a acolher também nós a vontade do Pai.

Que possamos, com a coragem de Maria, dizer nosso "sim" diário ao Pai, na certeza de que através de nós, Ele agirá na vida de muitos. É preciso, assim como Maria, receber Jesus e a partir daí, sermos verdadeiros discípulos, realizando aquilo que o Senhor espera de nós.

Deus te abençoe e te guarde!

Paulo Brito
Seu servo

Um comentário:

  1. Boa noite Paulo Brito que mensagem maravilhoso Maria se surpreendeu com a notícia de ser a mãe Jesus se ela era vijem

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.