Arquidiocese de Olinda e Recife lança Campanha da Fraternidade 2019

(POSTADO POR LUCIANO ANDRADE)

Missa de celebração da Campanha da Fraternidade 2019
Dom Fernando Saburido, na missa de Cinzas.
Foto: Luciano Andrade.
O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), celebrou na tarde desta quarta (6), Quarta-feira de Cinzas, a missa das Cinzas, que marca a abertura do Tempo da Quaresma para os católicos. Na ocasião, dom Fernando Saburido, lançou a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema "Fraternidade e políticas públicas" e o lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1, 27). A missa foi realizada na igreja de Santa Cecília, licalizada na Rua da Conceição, Boa Vista, área central do Recife. Estavam presentes também, o bispo auxiliar da AOR, dom Limacêdo Antônio da Silva e os vigários geral e episcopais da arquidiocese. 

Missa de Cinzas, abertura da Quaresma
e lançamento da CF 2019.
Foto: Luciano Andrade
Segundo a CNBB, o texto-base da CF chama a atenção para o fato de que falar de “Políticas Públicas” não é falar de “política” ou de “eleições”, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos. 

“Quaresma é tempo de conversão, de mudança. Tempo penitencial para celebrar a Páscoa”, ressaltou dom Fernando Saburido durante a celebração. O religioso completou afirmando que são necessárias políticas públicas inteligentes e voltadas para os mais excluídos da sociedade.

Em Brasília, O bispo auxiliar e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco para a campanha no Brasil. “Todas as pessoas e instituições devem se sentir protagonistas das iniciativas e ações que promovam o conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição”, diz a mensagem vinda do Vaticano.

O tema da campanha foi escolhido há mais de dois anos, entre 80 sugestões. “Sabemos que as políticas são responsabilidade de Estado e governos”, ressaltou. “Queremos dar nossa contribuição com a nossa reflexão. A sociedade brasileira está necessitada de diálogo e de paz”, disse Dom Leonardo Steiner.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.