Após pressão católica, rede Renner recolhe camisetas ofensivas a Nossa Senhora

Estampa da "Santa Morte": Nossa Senhora de Guadalupe com caveira no lugar do rosto
Foto: Lojas Renner / Reprodução WhatsApp
A rede varejista brasileira Lojas Renner começou a retirar de circulação no Brasil uma camiseta cuja estampa representava uma figura conhecida no México por “Santa Morte”: trata-se da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com o rosto trocado por uma caveira. A Renner justifica que a coleção é inspirada na história, arte e cultura daquele país, que tem uma forte tradição quando o tema é a morte, e que também é um dos países mais católicos do mundo, tendo como padroeira a Virgem da Guadalupe, o que causou revolta entre os católicos.
A indignação dos católicos se manifestou enfaticamente nas redes sociais, inclusive mediante a promoção de um boicote à empresa. Uma das mensagens que viralizaram via WhatsApp exortava:
“Até que haja uma retratação da empresa para com os católicos, o meu dinheiro de católico não comprará mais nada nessa empresa. Não vamos mais permitir bagunças, ofensas, vilipêndios, ‘brincadeiras ou brincadeirinhas’ com a nossa fé. Chega!”.  
Em resposta a um internauta, em sua conta no Twitter, a rede se retratou e informou que começou a retirada do produto de suas lojas: 

Ofensas anticatólicas em alta

De fato, tem sido frequente que insultos escancarados contra aspectos centrais da fé católica sejam minimizados pelos ofensores como mera “brincadeira”, “humor” ou “arte”. Entre outros casos que repercutiram com força em meses recentes, a Rede Globo zombou da Santíssima Eucaristia num programa autodeclarado “humorístico”, o Instituto Santander Cultural realizou a exposição blasfema “Queermuseu”, encerrada após retumbante reação de católicos e evangélicos, e a escola de samba Gaviões da Fiel exibiu em seu desfile deste ano um passista caracterizado como Jesus Cristo sendo pisoteado por um diabo triunfante (embora alegasse, sem qualquer coerência, que se tratava de Santo Antão).

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.